Campanha interna impulsiona atendimentos no Núcleo Thays Machado e é finalista do Conbrascom 2025

Desde o lançamento da campanha interna “Eu Digo Basta! Poder Judiciário contra a Violência Doméstica e Familiar – promovendo o acolhimento para magistradas e servidoras”, o Núcleo de Atendimento – Espaço Thays Machado registrou grandes avanços no número de atendimentos prestados a mulheres que atuam no Judiciário mato-grossense.
A campanha foi realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Coordenadoria de Comunicação do TJMT – Núcleo de Comunicação Interna, e pelo Núcleo de Atendimento “Espaço Thays Machado, vinculado à Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT).
O foco da campanha foi dar visibilidade e publicidade aos serviços disponibilizados no Núcleo de Atendimento “Espaço Thays Machado” e tornar as mulheres do Judiciário cientes dos tipos e ciclo de violência doméstica e dos canais de atendimento para denúncias e redes de proteção.
Números – Antes da campanha, em abril de 2024, o Núcleo contabilizava sete atendimentos. Com o início da mobilização em 2 de maio, os números cresceram de forma expressiva: foram 28 atendimentos em maio, 47 em junho e 42 em julho – totalizando 124 atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar durante os três meses da campanha.
A mobilização seguiu surtindo efeito ao longo do ano. Apenas em 2024, o Núcleo Thays Machado contabilizou 397 atendimentos, demonstrando que a campanha deixa um legado de informação, confiança e aproximação com o público interno.
Para alcançar magistradas, servidoras, estagiárias, credenciadas, terceirizadas e demais colaboradoras, foram utilizadas diversas ferramentas de comunicação, como vídeos institucionais, matérias especiais na intranet, envios de mensagens pelos ZapJus, drops na Rádio TJ, envios de e-mails, cards digitais e informativos veiculados nos painéis do sistema JusIndoor. A linguagem acolhedora e empática das peças foi fundamental para romper o silêncio e incentivar a busca por apoio.
Além do aumento expressivo no número de denúncias e na procura espontânea por atendimento especializado, ainda foi registrada a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), ampliando o atendimento para magistradas e servidoras da Justiça Eleitoral, sem qualquer ônus adicional às instituições, tornando-se modelo de boa prática institucional.
A campanha também conquistou reconhecimento nacional. A ação é finalista na categoria Comunicação Interna do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025, entregue durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que será realizado em agosto, em São Luís (MA), e é considerada uma das mais importantes premiações da área de comunicação pública do país.
Espaço Thays Machado – O Núcleo de Atendimento Thays Machado funciona em espaço reservado e sigiloso, oferecendo atendimento psicológico, jurídico e assistencial às colaboradoras do Poder Judiciário de Mato Grosso em situação de violência. A campanha reforça o compromisso institucional com a proteção, valorização e integridade de todas as mulheres que atuam na Justiça estadual.
A Cemulher-MT segue com a segunda edição da campanha “Eu Digo Basta!”, com o objetivo de divulgar e ampliar ainda mais a existência do Núcleo Thays Machado e seus serviços de acolhimento. Em 2024, a Coordenadoria era liderada pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, hoje aposentada. Atualmente, a Cemulher-MT é coordenada pela desembargadora Maria Erotides Kneip, que dá continuidade às ações de enfrentamento à violência doméstica no âmbito do TJMT.