Núcleo Thays Machado reforça luta contra violência doméstica com II Evento Anual sobre o tema

Núcleo Thays Machado reforça luta contra violência doméstica com II Evento Anual sobre o tema

O Núcleo de Atendimento “Espaço Thays Machado”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), realizou nesta sexta-feira (11 de julho), uma ação de mobilização para o II Evento Anual “O Papel do Judiciário na proteção e garantia de direitos de magistradas e servidoras vítimas de violência doméstica e familiar”, que acontece no próximo dia 16 de julho, no auditório Gervásio Leite, na sede do TJMT. A equipe do Núcleo percorreu gabinetes e demais setores do tribunal, convidando magistrados (as) e servidores (as) para o evento. A ação busca conscientizar o público interno sobre a urgência do tema e divulgar os serviços de acolhimento do Núcleo.

De acordo com Laurair de Souza Grossi Ribeiro, assessora jurídica do Núcleo, o objetivo é impulsionar a participação no evento e dar continuidade ao trabalho iniciado na primeira edição. “Quanto mais mobilização e conscientização, maior a procura, e assim conseguimos nosso grande objetivo, que é chegar às mulheres vítimas de violência doméstica, estimulando-as a romper o ciclo de violência”, explica.

Ângela Nogueira, servidora da Escola do Servidor do TJMT, afirma que Núcleo Thays Machado é fundamental para que servidoras e magistradas sintam a confiança e o apoio da instituição em temas tão sensíveis como a violência doméstica. “Eu sempre procuro me envolver nesse tipo de ação do tribunal, porque eu acho de suma importância a servidora ou a magistrada ter a confiança e o retorno do órgão em que trabalha nesse tipo de assunto que é tão pessoal e tão melindroso e sensível”.

Ela conta que conhece casos de violência psicológica e física, e chama a atenção para um tipo de violência pouco discutida e muito recorrente.  “É preciso falar sobre a violência patrimonial. As pessoas precisam se conscientizar que os bens de uma relação pertencem ao casal e a mulher deve se sentir autorizada a reivindicar seu direito”.

Para Roberto Ciryaco, coordenador da Infraestrutura do TJMT, campanhas e eventos sobre o tema são importantes. “Onde não tem violência, tem amor. Campanhas e eventos como esses trazem a conscientização de que um afago é muito melhor do que uma ação violenta e também abrem os olhos das mulheres que sofrem algum tipo de violência, para que saibam que ela têm tanto direito quanto os homens”.

Dentre os magistrados que receberam a visita da equipe, estão os juízes-auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), Myriam Pavan Schenkel e João Filho de Almeida Portela.

O Núcleo Thays Machado é vinculado à Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT) do TJMT, coordenada pela desembargadora Maria Erotides Kneip.

II Evento Anual

A programação inclui quatro palestras. A palestra magna “Gênero de masculinidades no enfrentaremos das violências contra as mulheres”, será ministrada pelo desembargador Álvaro Kálix, do Tribunal de Justiça de Rondônia. Em seguida, a juíza da 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e colaboradora do Núcleo, Tatyana Lopes de Araújo Borges, falará sobre “Superação Feminina, o enfrentamento à violência e a importância do Núcleo de Atendimento – Espaço “Thays Machado”.

A psicóloga Luciana Edeliz falará sobre o “Agente transformador no rompimento do ciclo da violência doméstica e familiar” e para encerrar o ciclo de palestras, a desembargadora Maria Erotides Kneip ministrará a palestra “Conhecendo as ações da Cemulher-MT.”

“Vamos também apresentar a evolução que o Núcleo teve desde sua criação e fechar o evento mostrando aos servidores o trabalho desenvolvido, o que oferecemos e o que as mulheres que atuam no Judiciário mato-grossense encontrarão quando procurarem o atendimento”, explicou Laurair.

As inscrições para o II Evento Anual podem ser feitas até o dia 15 de julho pelo link  https://eventos.tjmt.jus.br/Eventos/PaginaInscricaoEvento/309

O II Evento Anual está alinhado à Recomendação n° 102/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos objetivos do Prêmio CNJ de Qualidade, no eixo Governança.

Núcleo Thays Machado

Inaugurado em março de 2023, em memória da servidora Thays Machado, o Núcleo oferece apoio integral a todas as mulheres que atuam no Poder Judiciário de Mato Grosso (incluindo magistradas, servidoras, estagiárias, aposentadas, terceirizadas e credenciadas). O Núcleo disponibiliza orientação jurídica, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de medidas institucionais de segurança, tudo de forma sigilosa e humanizada, com o objetivo de ajudar as vítimas a romperem o ciclo da violência doméstica e familiar e reconstruírem suas vidas.

Desde sua criação mais de 580 mulheres já buscaram informação sobre os tipos de violência e o que fazer para se proteger. Destas, 37 foram acompanhadas com os serviços disponibilizados. Atualmente, são 19 as mulheres acompanhadas pelo Espaço Thays Machado.

Mulher, se precisar, entre em contato pelo telefone (65) 3617-3038, WhatsApp (65) 99267-6382 ou e-mail: nucleo.atendimento@tjmt.jus.br. O atendimento pode ser presencial ou por videoconferência.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *