Polícia Civil deflagra operação em combate ao uso de plataformas digitais para incentivar a automutilação

Polícia Civil deflagra operação em combate ao uso de plataformas digitais para incentivar a automutilação

Na manhã desta terça-feira (15/04), a Polícia Civil de Mato Grosso realizou a “Operação Discordância”, cumprindo um mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente de 16 anos em Rondonópolis, a cerca de 218 km de Cuiabá. O jovem é suspeito de incentivar a automutilação entre outros adolescentes por meio de uma plataforma digital.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), com base em informações fornecidas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esse órgão monitora continuamente ambientes virtuais que podem colocar em risco a segurança de crianças e adolescentes.

O mandado foi autorizado pela Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis, após a coleta de evidências que apontaram o uso recorrente de canais online para divulgar conteúdos perigosos e estimular comportamentos autodestrutivos entre menores.

Sob a coordenação do delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy, foi identificado que o adolescente já havia sido alvo de outra investigação, durante a “Operação Mão de Ferro”, lançada pela mesma unidade em 1º de agosto de 2024. Na ocasião, ele foi investigado por cyberbullying, incitação à automutilação e apologia ao nazismo em redes sociais e comunidades virtuais.

Na operação desta terça-feira, o celular do adolescente foi apreendido e será submetido a perícia técnica para aprofundar as investigações, com o objetivo de identificar possíveis cúmplices e proteger outras vítimas em potencial. Por decisão judicial, todos os perfis do menor nas redes sociais foram excluídos.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *