Polícia Civil desarticula rede de tráfico de drogas que distribuía entorpecentes em veículos de carga
Cinquenta e quatro ordens judiciais foram cumpridas pela Polícia Civil de Mato Grosso na manhã desta quinta-feira (12.09) na Operação Carga Branca, que visa desarticular uma sofisticada rede de tráfico de drogas. Essa organização é especializada em utilizar veículos de transporte de cargas para distribuir grandes quantidades de entorpecentes para diversos estados do Brasil. A operação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).
Durante a ação, foram executados 13 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e apreensão em residências, além de 14 bloqueios de contas bancárias e 14 sequestros de veículos, incluindo carros, motocicletas e carretas. Os investigados enfrentam acusações de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As ordens judiciais foram emitidas pela Terceira Vara Criminal de Várzea Grande e estão sendo cumpridas em diversas localidades, como Cuiabá, Várzea Grande, Nova Lacerda e Pedra Preta, em Mato Grosso; Ponta Grossa, no Paraná; e no Acre.
A operação conta com o apoio das unidades da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil, da Delegacia Regional de Rondonópolis, da Delegacia Regional de Pontes e Lacerda e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Essa ação é o resultado de investigações detalhadas que tiveram início em 2020, após a apreensão de 450 tabletes de cocaína em um caminhão, revelando um esquema complexo que utilizava veículos para movimentar grandes quantidades de drogas.
As investigações também identificaram a criação de uma empresa no Acre para lavagem de dinheiro, com movimentações que totalizaram R$ 4.410.336,36 em menos de um ano. Ficou apurado que os investigados adquiriam veículos de grande porte para o transporte de entorpecentes.
No caso do caminhão que deu início às investigações, foi constatado que o veículo foi comprado especificamente para o transporte de cocaína, e as transações financeiras relacionadas a ele levantaram suspeitas adicionais sobre a rede criminosa e suas lideranças.
Durante as investigações, três veículos com grande quantidade de drogas foram apreendidos pelas forças de segurança de Mato Grosso. Com base nas evidências coletadas, a operação tem como objetivo identificar e prender os envolvidos no esquema de tráfico, que disfarçava o transporte de drogas entre estados.
O delegado responsável pelas investigações, André Rigonato, destacou que as ordens judiciais visam desarticular a rede criminosa, desmantelar uma importante rota de tráfico de drogas e combater o uso de veículos e transações comerciais para ocultar atividades ilícitas.
“A DRE está empenhada em combater o tráfico de drogas com todos os recursos disponíveis. A operação ‘Carga Branca’ é uma demonstração clara do comprometimento da equipe em identificar e prender os envolvidos. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para garantir segurança e justiça para todos”, afirmou.
As investigações continuam para identificar todos os membros da rede criminosa e outras possíveis conexões. A Polícia Civil solicita à comunidade que forneça qualquer informação adicional que possa auxiliar nas investigações sobre o tráfico de drogas.
Essa operação faz parte de um esforço coordenado e decisivo na luta contra o tráfico de drogas, reafirmando o compromisso da Polícia Civil e demais órgãos de segurança em combater atividades ilícitas e proteger a população, com o bloqueio de bens dos grupos criminosos e a descapitalização das organizações envolvidas.