Prazo para plantio de soja em Mato Grosso termina no dia 07 de janeiro

Prazo para plantio de soja em Mato Grosso termina no dia 07 de janeiro

O Governo de Mato Grosso, através do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), solicita aos sojicultores do estado que fiquem atentos ao prazo para a semeadura da soja da safra 2024/2025, que se encerra no dia 07 de janeiro.

As datas de início e término do calendário de semeadura da soja são estabelecidas a cada safra em nível nacional pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de um ato normativo específico. Em Mato Grosso, o calendário de semeadura começou em 07 de setembro e, com o fechamento na próxima terça-feira, totalizará 123 dias de janela de plantio.

O prazo para a semeadura da soja é uma medida fitossanitária complementar, visando otimizar o número de aplicações de fungicidas e, assim, reduzir os riscos de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi aos produtos químicos usados para controlar a Ferrugem Asiática da Soja.

Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil, conforme um levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizado em junho. De acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV) do Indea, por meio da Gerência de Informação, na safra 2023/2024 foram registradas 16.517 unidades de produção de soja, com uma área total de 11.326.725 hectares, representando um aumento de 5% em relação à safra anterior.

Cadastro de Unidades de Produção

Os produtores de soja devem realizar o cadastro das unidades de produção a cada safra. Esta é uma exigência legal, conforme a Lei de Defesa Vegetal do estado de Mato Grosso (Lei 8.589/2006), já que a soja é hospedeira de pragas oficialmente controladas.

O prazo para o cadastro das unidades de produção de soja é até o dia 15 de fevereiro. O cadastro é considerado um ato declaratório do sojicultor e os dados coletados são utilizados exclusivamente para fins sanitários e para o planejamento das ações de Defesa Sanitária Vegetal no estado de Mato Grosso.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *