Primeira-dama de MT anuncia projeto de Agricultura Familiar para fortalecer comunidades indígenas e recebe homenagem de mulheres Xavantes

Nesta sexta-feira (27.09), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, esteve em Campinápolis, onde se reuniu com caciques de diversas aldeias da etnia Xavante. Durante o encontro, a comunidade indígena foi informada sobre a elaboração de um projeto específico de agricultura familiar para atender as aldeias.
O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi; da deputada federal Gisela Simona; da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho; e do superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos.
Segundo Agnaldo Santos, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), a EMPAER e a Superintendência de Assuntos Indígenas, sob a gestão da Setasc, estão desenvolvendo um projeto chamado “Alimentos da Terra – SER Família Indígena”, que visa auxiliar e capacitar as comunidades das aldeias no cultivo de alimentos.
“Assim que o projeto estiver finalizado, faremos uma nova reunião para o lançamento. Inicialmente, 40 aldeias da região de Campinápolis participarão do projeto piloto. A área total será de 5 hectares, começando com 2 hectares para a capacitação”, explicou Agnaldo.
Virginia Mendes enfatizou os esforços do Governo do Estado para atender a população. “Este Governo tem dado atenção a todos os municípios, e os gestores que utilizam os recursos com responsabilidade têm realizado um trabalho excelente. Talvez os povos indígenas nunca tenham recebido tanto respeito e apoio como agora, e queremos continuar avançando”, declarou.
Ela também comentou sobre o projeto “Alimentos da Terra – SER Família Indígena”: “Esse projeto será um marco. Estou confiante de que os povos indígenas utilizarão a produção tanto para seu consumo quanto para gerar renda familiar”, ressaltou.
“Eu tenho uma alma indígena e me sinto em casa aqui. Agradeço todo o carinho. Quero agradecer ao meu amigo e parceiro do social, deputado Max Russi, por sempre estar ao meu lado, à secretária Grasi, que ajudou a tirar os projetos do papel, e à minha querida amiga, deputada federal Gisela Simona, por sua dedicação e apoio”, acrescentou a primeira-dama.
Samira Tsibodowapre, junto com um grupo de mulheres indígenas Xavantes, prestou uma homenagem à primeira-dama Virginia Mendes, reconhecendo sua dedicação e luta.
“Nossa madrinha, Virginia Mendes, cuida do seu povo, e sabemos de sua luta em prol de todos os indígenas”, afirmou Samira.
Max Russi destacou o impacto das ações lideradas pela primeira-dama para os povos indígenas: “Ela se dedica intensamente a todos os projetos, e todas as iniciativas que realiza com o SER Família, que atende mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e povos indígenas, foram pensadas para oferecer mais oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população.”
A região abriga 192 aldeias e possui a maior população indígena do estado, com mais de 9 mil pessoas. Atualmente, 162 aldeias são atendidas pelo programa SER Família Indígena, enquanto as demais estão passando por triagem e serão assistidas em breve com todo o suporte que o programa oferece.