RS: até 92% dos empregos foram afetados nos municípios mais atingidos pelas enchentes, diz Ipea

RS: até 92% dos empregos foram afetados nos municípios mais atingidos pelas enchentes, diz Ipea

Nos municípios do Rio Grande do Sul (RS) mais prejudicados pela tragédia climática ocorrida no final de abril, até 92% dos postos de trabalho foram afetados, segundo estimativa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira (3).

A estimativa considerou Eldorado do Sul, Roca Sales e Muçum. Também foi destacado o impacto nos estabelecimentos privados destes municípios. Até 82% deles foram prejudicados.

No caso da capital do estado, Porto Alegre, pelo menos 27% dos estabelecimentos e 38% dos postos de trabalho foram diretamente atingidos.

Nos 418 municípios em estado de calamidade ou emergência, pelo menos 334,6 mil postos de trabalho foram atingidos. O valor corresponde a 13,7% dos empregos registrados nessas cidades.

Sob o mesmo recorte de cidades em situação de emergência e calamidade, o número de estabelecimentos atingidos chegou a 23,2 mil. Ou seja, 9,5% do total.

O comunicado de divulgação da estimativa destacou que “o impacto de eventos climáticos extremos como o ocorrido no RS é mais amplo do que o reportado neste estudo. Isso porque mesmo estabelecimentos indiretamente atingidos também devem ter sofrido consequências — já que seus fornecedores, consumidores, ou infraestrutura de escoamento podem ter sido afetados.”

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *