Polícia Civil registra três TCOs contra empresários por armazenamento ilegal de madeira em Peixoto de Azevedo

Polícia Civil registra três TCOs contra empresários por armazenamento ilegal de madeira em Peixoto de Azevedo

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24.7), a “Operação Castanheira”, realizada em conjunto com fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o objetivo de combater crimes ambientais relacionados ao armazenamento irregular de madeira da espécie popularmente conhecida como Castanheira, em Peixoto de Azevedo.

Conforme o Código Ambiental, é proibida a extração, o transporte e o depósito sem autorização legal.

 

Durante a ação, foram vistoriados três depósitos de madeira localizados na área urbana de Peixoto de Azevedo. Em todos os pontos fiscalizados, constatou-se o armazenamento de grandes quantidades de madeira serrada da espécie protegida, sem qualquer documentação ambiental que comprovasse a legalidade da origem e do transporte do material.

As diligências resultaram na lavratura de três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), tendo como responsáveis homens com idades entre 39 e 64 anos. Nenhum deles apresentou documentação válida que autorizasse o depósito da madeira protegida até o momento.

Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Peixoto de Azevedo e responderão pelo crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que trata da proibição de vender, expor à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira de origem vegetal sem a devida licença ambiental.

A madeira foi apreendida e as ocorrências serão encaminhadas ao Ministério Público e aos órgãos ambientais competentes para as providências cabíveis.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *