Corpo de Bombeiros combate 43 incêndios florestais em MT neste sábado (07)

Corpo de Bombeiros combate 43 incêndios florestais em MT neste sábado (07)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está combatendo 43 incêndios florestais neste sábado (07.09). Para isso, estão mobilizados 202 bombeiros, com o suporte de quatro aviões, 65 viaturas, incluindo caminhões-pipa e caminhonetes, além de 11 máquinas e quatro barcos.

Em Chapada dos Guimarães, 26 bombeiros estão atuando em um incêndio na área do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, colaborando com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

As equipes estão distribuídas em várias áreas, como a Área de Proteção Ambiental Municipal Aricá-açu, Ninho das Águias, MT-251, Circuito das Cachoeiras e mirantes da região.

Participam das operações a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães, e a Força Aérea Brasileira, além de brigadistas do ICMBio, SOS Pantanal e Brigada do Jamacá.

No Pantanal mato-grossense, 56 bombeiros estão distribuídos na Terra Indígena Baía dos Guató e na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Nesses locais, eles contam com um avião, 17 viaturas, 11 máquinas e quatro barcos.

As ações também recebem apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), da Defesa Civil do Estado, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do ICMBio, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil.

Além disso, outros 120 bombeiros estão combatendo incêndios em diversas cidades, incluindo Cuiabá, Rosário Oeste, Nobres, e muitas outras.

Monitoramento de Incêndios

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) está monitorando, por meio de satélites, incêndios em várias fazendas, como na Fazenda Independência em Tabaporã e na Fazenda Baitaca em Cláudia, entre outras. O BEA também acompanha incêndios na Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia e em diversas terras indígenas. O Corpo de Bombeiros não pode atuar nessas áreas sem autorização dos órgãos federais.

Todos os incêndios enfrentados pelos bombeiros estão sendo monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.

A seca severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a disseminação das chamas, e o Corpo de Bombeiros solicita à população que colabore e respeite o período proibitivo. Em caso de qualquer sinal de incêndio, é recomendado fazer a denúncia pelos números 193 ou 190.

Incêndios Extintos

Desde o início do período proibitivo para uso do fogo, o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir 105 incêndios florestais em diversas localidades, incluindo Campo Novo do Parecis, Cuiabá, e Chapada dos Guimarães, entre outras.

Focos de Calor

Nesta sexta-feira, foram registrados 1.893 focos de calor em Mato Grosso, conforme a última verificação às 17h30 do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 921 estão na Amazônia, 874 no Cerrado e 98 no Pantanal. É importante destacar que um foco de calor isolado não indica um incêndio florestal, mas um incêndio florestal é caracterizado pela acumulação de focos de calor.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *