Em parceria com a Sema, Programa REM MT e Instituto Florestal Tropical lançam série de vídeos educativos sobre manejo sustentável de florestas

Em parceria com a Sema, Programa REM MT e Instituto Florestal Tropical lançam série de vídeos educativos sobre manejo sustentável de florestas

O Programa REDD Early Movers (REM MT) e o Instituto Floresta Tropical (IFT), em colaboração com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), lançaram quatro vídeos educativos sobre boas práticas em Manejo Florestal Sustentável.

Esses vídeos apresentam, de maneira didática, todas as etapas do manejo florestal, desde o planejamento até a execução. Eles mostram práticas recomendadas na extração de madeira, evidenciando como é possível alinhar a rentabilidade econômica com a conservação das florestas, além de discutir conceitos essenciais para o planejamento do licenciamento da atividade.

O Manejo Florestal Sustentável consiste em um conjunto de práticas que visa garantir a conservação e o uso responsável dos recursos naturais. Entre essas práticas, a Exploração de Impacto Reduzido (EIR) se destaca como uma abordagem menos agressiva em comparação às técnicas de exploração convencional, que são consideradas predatórias.

Marcos Antônio Camargo Ferreira, analista ambiental da Sema e engenheiro florestal do Programa REM MT, ressaltou que o manejo florestal sustentável é fundamental nos esforços para mitigar e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas. Essa atividade está incluída no documento Trajetória de Descarbonização de Mato Grosso, que se baseia no conceito AFOLU (Agricultura, Florestas e Outros Usos da Terra).

“Essa iniciativa do Programa REM MT apoia os esforços do Estado para expandir a área de manejo florestal sustentável, visando atingir 6 milhões de hectares até 2030 e aumentar em mais de 2,3 milhões de hectares as áreas sob manejo até 2050. O objetivo é contribuir para a preservação do ativo florestal, oferecendo incentivos socioeconômicos para a conservação através do Manejo Florestal Sustentável. Além disso, essa ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 13 e 15, que tratam de ações urgentes contra as mudanças climáticas e promovem o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e o manejo responsável das florestas”, destacou.

A Exploração de Impactos Reduzidos é crucial para a extração de recursos naturais sem comprometer a floresta, utilizando práticas minimamente invasivas, planejamento cuidadoso, tecnologia adequada, mão de obra qualificada e proteção de habitats sensíveis.

Etapas do Vídeo

O conteúdo está dividido em três etapas principais, que visam capacitar profissionais do setor florestal, além de oferecer informações sobre práticas de manejo sustentável e preservação dos recursos florestais.

1. Etapa Pré-Exploratória: Foca nas operações que precedem a exploração, incluindo planejamento e construção das infraestruturas necessárias, como pátios de toras, acampamentos, pontes e bueiros, levando em conta a vegetação, áreas de escoamento, relevo e solo.

2. Etapa Exploratória**: Apresenta as operações diretamente ligadas à extração de madeira, abordando técnicas de corte direcional para minimizar o desperdício de madeira, reduzir danos às árvores remanescentes e evitar acidentes.

3. Etapa Pós-Exploratória: Oferece uma visão das atividades que ocorrem após a exploração, assegurando a manutenção das infraestruturas e a capacidade produtiva da floresta para o próximo ciclo de produção.

Assista aos quatro vídeos da série no canal do YouTube do Programa REM: [https://www.youtube.com/@programaremmt/videos](https://www.youtube.com/@programaremmt/videos).

Conheça o Programa REM

O Programa REM MT é uma iniciativa dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), que premia o Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que ajudam a manter a floresta, como agricultores familiares, pequenos e médios produtores de agropecuária sustentável, comunidades tradicionais e povos indígenas. O programa também incentiva iniciativas que promovem uma economia de baixo carbono e a diminuição do desmatamento, visando reduzir as emissões de CO2 no planeta.

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e gerido financeiramente pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *