Mais de 300 pessoas participam de capacitação para conselheiros promovida pela Setasc

Mais de 300 pessoas participam de capacitação para conselheiros promovida pela Setasc

Mais de 300 pessoas, incluindo conselheiros dos 14 colegiados ligados à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), servidores públicos e convidados, participam de uma capacitação nesta quarta (16.10) e quinta-feira (17.10).

A Capacitação dos Membros dos Conselhos e Comitês Vinculados à Setasc, que ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, é organizada pela Secretaria Executiva dos Conselhos e pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (Sadh).

O intuito é aprofundar o conhecimento sobre as funções e competências dos conselheiros, criar uma cartilha que sistematize essas informações e organizar os instrumentos legais que orientam a atuação dos conselheiros da Setasc.

Na abertura do evento, a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Arielle Dorileo, que representou a secretária Coronel Grasi Paes Bugalho, destacou a importância da capacitação para contribuir na formulação de políticas públicas.

“Essa capacitação é fundamental, pois a participação dos conselheiros é essencial para a criação de políticas públicas. É através dos conselhos que os cidadãos podem ser ouvidos e os governos podem entender as deliberações da sociedade”, enfatizou.

A secretária executiva dos conselhos da Setasc e organizadora do evento, Deise Catanante, ressaltou que a capacitação foi uma demanda dos próprios conselheiros.

“Quero agradecer o apoio da Setasc para a realização do evento. Nossa meta foi reunir todos os conselheiros vinculados à secretaria para aprender juntos sobre as funções de um conselheiro, como trabalhar em projetos dentro de um conselho e como propor políticas públicas. Que todos os conselhos atuem de maneira integrada”, afirmou Deise.

O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned), Otair Rondon Filho, destacou que a capacitação “é uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos e experiências entre todos os conselheiros”.

Para a secretária adjunta de Ação Governamental da Casa Civil, Cláudia Cristiana Ferraz de Souza, a capacitação é essencial para equipar os colegiados, que têm a missão de estabelecer diretrizes, aprimorar conhecimentos e informações. “Conhecimento e informação são fundamentais”, disse.

Após a abertura, o evento continuou com a palestra inaugural sobre “A importância do conselho no contexto democrático e da administração pública”, apresentada por Arielle Dorileo. Em seguida, houve a palestra “Funções e organização de conselhos: relação com a sociedade, papéis do presidente, vice-presidente, secretário e demais conselheiros”, conduzida pela Prof.ª Dr.ª Ana Maria di Renzo.

Na parte da tarde, foram discutidos temas como planejamento e processo de aquisições públicas e orçamento público para os conselhos estaduais da Setasc.

A capacitação segue nesta quinta-feira (17) com palestras sobre identificação de violações de direitos, monitoramento e avaliação de políticas públicas, elaboração de instrumentos legais e regimentais, e gestão de processos, entre outras atividades. Também serão formados grupos de trabalho para a produção da Cartilha do Conselheiro e atualização dos regimentos internos dos conselhos.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *