Polícia Civil investiga maus-tratos contra bovinos em propriedades rurais em Jauru
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Jauru, está investigando um caso de maus-tratos a animais contra bovinos em duas propriedades rurais localizadas na Comunidade São Vicente, no município. Nas fazendas investigadas, foi verificada a morte de pelo menos dez cabeças de gado devido à falta de alimento.
O proprietário das terras, de 76 anos, foi ouvido nesta segunda-feira (16.09) e admitiu que não estava comprando ração para os animais, além de não vendê-los porque o preço de mercado estava muito baixo.
As investigações começaram após denúncias recebidas pelos policiais da Delegacia de Jauru, informando que nas duas propriedades do suspeito o gado estava sem comida e morrendo devido à falta de capim. Apesar de suas condições financeiras, o proprietário não adquiria ração para os animais.
Durante a visita às propriedades, os policiais confirmaram a veracidade das denúncias, encontrando vários animais mortos espalhados pela área, além de ossadas e cadáveres de animais dentro de um córrego, sem qualquer cuidado no descarte das carcaças, o que poderia contaminar as águas.
Dando continuidade às diligências, os investigadores localizaram o suspeito em outra de suas fazendas. Ao ser questionado, ele confirmou que não comprava ração e não vendia os bovinos por estarem com preços muito baixos. O suspeito possui quatro propriedades na região, e os maus-tratos ocorreram em duas delas.
Em razão dos fatos, ele foi levado à Delegacia de Jauru, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de maus-tratos a animais.
As investigações continuam para apurar outros possíveis crimes ambientais cometidos pelo suspeito em suas propriedades.