Polícia Militar impede invasão de terras e encaminha uma pessoa para delegacia
A Polícia Militar evitou uma invasão de terras em uma área pública no bairro Boa Esperança, em Alto Garças (a 350 km de Cuiabá), nesta terça-feira (19 de novembro).
A ação foi desencadeada após uma denúncia da Prefeitura Municipal, que alertou sobre um grupo de pessoas ocupando e loteando a área.
No local, os policiais encontraram várias pessoas começando a demarcar o terreno. Uma retroescavadeira esteve presente e removeu os marcadores que haviam sido colocados.
Com o apoio da equipe da PM de Alto Araguaia, os ocupantes foram retirados da área. Um homem de 49 anos, que se recusou a deixar o terreno e não apresentou sua identificação, foi detido e levado à delegacia para os procedimentos necessários.
Tolerância Zero
As forças policiais de Mato Grosso atuam em conjunto com rondas ostensivas, investigações, monitoramento e atividades de inteligência para prevenir e combater as invasões.
Além disso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realiza um monitoramento constante por meio da Central de Monitoramento e Acompanhamento de possíveis invasões de terras. Esta central foi criada como parte do protocolo do Programa Tolerância Zero às ocupações ilegais, instituído pelo Governo do Estado.
A central opera sob a coordenação das Secretarias Adjuntas de Inteligência (SAI) e Integração Operacional (Saiop), na sede da Sesp, desempenhando um papel estratégico no acompanhamento de casos e na implementação de medidas preventivas.