Sefaz é sede para capacitação de validadores externos do Governo Federal
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) sediou, nesta quarta e quinta-feira (07 e 08.08), a capacitação realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para formação de validadores externos. Em parceria com o Governo do Estado, a capacitação oferecida pelo Governo Federal foi primeira a ser realizada fora de Brasília (DF).
O objetivo do treinamento é formar validadores externos para o programa Gestaopublicagov.br. Eles são servidores públicos voluntários que avaliam informações prestadas por órgãos e entidades públicas que recebem recursos da União.
O gestor público que atua na Coordenadoria de Gestão dos Convênios de Ingresso (CGCI) e no apoio da implementação estadual do Gestãopublica.gov.br, André Cuiabano, pontua que Mato Grosso possui validadores que foram reconhecidos pela eficiência.
“Mato Grosso é um estado de referência no Brasil em validação externa. No estado, nós temos dois validadores que foram reconhecidos como os melhores validadores externos dos dois últimos anos, que fizeram o maior número de validações. O estado de Mato Grosso é top 1 nesse quesito!”, afirma o André Cuiabano.
Ele, juntamente com outra servidora da Sefaz, Keila Coimbra Sanches, foram reconhecidos pelo MGI e receberam, por dois anos consecutivos (2023 e 2024), certificados de mérito em reconhecimento ao desempenho, participação e contribuição para o Modelo de Governança e Gestão Pública (Gestãopublica.gov.br).
Atualmente, o Estado de Mato Grosso conta com oito validadores, servidores estaduais, que se expandirão para mais de 20 após a capacitação.
Um dos ministrantes, Esaú Mendes Cerqueira, coordenador técnico do Departamento de Parcerias e Transferências da União, ressaltou o reconhecimento da eficiência dos validadores do estado.
“Primeiramente, porque Mato Grosso é um estado de referência no Brasil em validação externa, em realização de validações externas do nosso modelo. Aqui no estado, nós temos dois validadores externos que foram reconhecidos como os melhores validadores externos dos dois últimos anos, que fizeram o maior número de validações”, destacou o representante do Ministério Gestão e da Inovação.
Esaú ainda complementa “a gente está ganhando mais um reforço nesse projeto que, com certeza, vai ser muito fortalecido com essa turma que está sendo formada aqui hoje. Nós é que agradecemos a Mato Grosso por essa oportunidade”, finaliza.
Esaú juntamente com Alexandre Leite foram responsáveis pela capacitação realizada na sede da Sefaz. Com o treinamento, a expectativa é de formar validadores externos e contribuir para a gestão pública nacional, além de melhorar as aplicações internas na plataforma Gestãopublica.gov.br no estado. Serão certificados 21 servidores públicos estaduais.