SES realiza simpósio com foco no controle de infecções e na segurança do paciente

SES realiza simpósio com foco no controle de infecções e na segurança do paciente

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) está realizando, nesta quarta e quinta-feira (16 e 17.10), o II Simpósio Mato-grossense de Segurança do Paciente e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. O evento acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e conta com a participação de cerca de 360 pessoas.

O II Simpósio é direcionado a profissionais da saúde e aborda temas fundamentais para a gestão da qualidade e a melhoria contínua dos serviços de saúde em Mato Grosso.

Segundo a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes, a segurança do paciente envolve um conjunto de ações destinadas a proteger os pacientes contra riscos, eventos adversos e danos durante o atendimento.

“A equipe da SES reconhece a importância do tema segurança do paciente e a necessidade de fortalecer o controle de infecções nos hospitais. Por isso, promovemos este evento com o objetivo de permitir a troca de conhecimentos e experiências sobre as melhores práticas na assistência à saúde”, destacou a gestora.

O médico Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado de Segurança do Paciente (Sobrasp) e doutor em Saúde Pública, também está presente e elogia a iniciativa da SES.

“Quero parabenizar toda a comissão organizadora. O primeiro simpósio aconteceu há dois anos, e é gratificante ver este auditório maior e cheio. Estamos discutindo temas que geraram muitas evidências científicas nas últimas décadas. Um evento como este serve para provocar reflexões que incentivem a adoção de melhores práticas nas instituições”, afirmou.

A servidora Maria do Carmo Souza, responsável pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da SES, enfatizou que os dois temas abordados no evento devem ser prioridades para os serviços de saúde.

“Este evento discutirá duas questões extremamente relevantes para a saúde em geral. Falar sobre a segurança dos nossos pacientes e o controle de infecções é essencial para nossas instituições. Esta é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema e aprimorar os serviços em operação”, concluiu.

A mesa de abertura do II Simpósio também contou com a presença da secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Ana Paula Louzada, do professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), dr. Josué Souza Gleriano, e da representante da secretaria adjunta da Gestão Hospitalar da SES, Rooseliane Lotti.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *