36ª Corrida Sesc Homens do Fogo promove inclusão com percurso mais plano e acessível
A 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, realizada neste domingo (24.11) em Várzea Grande, trouxe uma novidade que agradou os corredores: um percurso mais plano e acessível. Essa mudança foi especialmente bem recebida por iniciantes e amadores, criando um ambiente de inclusão e superação.
Maria do Carmo Ferreira, de 86 anos, que completou 5 quilômetros e recebeu o troféu de participante mais idosa, destacou que a alteração foi uma oportunidade para incluir aqueles com mobilidade reduzida que desejam participar de eventos esportivos.
“Desde que a corrida começou, há cerca de 30 anos, eu participo. Estou muito feliz em ganhar o troféu como a corredora mais idosa. A corrida foi ótima. Esporte é vida. Quem quer chegar à minha idade com saúde precisa praticar. O que o Corpo de Bombeiros faz com essa corrida é proporcionar oportunidades para todos cuidarem da saúde”, afirmou.
A mudança no percurso eliminou a necessidade de cruzar a ponte entre Várzea Grande e Cuiabá, como nas edições anteriores, permitindo que os atletas desfrutassem de um trajeto mais suave, com menos inclinações. Essa nova rota ofereceu mais conforto e possibilitou um desempenho melhor ao longo da prova.
Com opções de 5 km e 10 km, a corrida foi promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em parceria com o Sesc Mato Grosso, com largada e chegada na Diretoria de Administração Institucional do CBMMT.
A competição não atraiu apenas corredores de diferentes idades, mas também de várias habilidades e condições físicas. Daived Silva, que tem deficiência visual, participou e conquistou um troféu de melhor desempenho em sua categoria, ressaltando a importância da organização para pessoas com necessidades especiais.
“O percurso estava melhor, com menos subidas. A organização é a melhor que já vi, com muita água e frutas disponíveis. A inscrição foi acessível, o que é ótimo para quem não pode pagar muito. Aqui, pagamos um valor justo e recebemos uma estrutura excelente”, destacou.
Tatiana Lima Silva, de 42 anos, que participou pela primeira vez, também elogiou o percurso mais plano, que lhe permitiu completar a prova com mais energia, especialmente por estar gestante.
“Eu treino, mas faz tempo que não corro. Decidi participar e fui fazendo o que conseguia. Corri um pouco, caminhei um pouco, sempre monitorando minha frequência cardíaca. Terminei bem, graças a Deus. Fiquei feliz em completar a prova”, contou.
Ana Paula Teotônio da Silva Alves, conhecida como Mulher Maravilha Pantaneira, também elogiou o novo percurso. Fantasiada e usando botas, ela afirmou que a mudança facilitou seu desempenho, já que é uma figura conhecida nas corridas do Estado.
“Essa prova é excelente. Já participei de cinco edições. Corro sempre fantasiada e o percurso foi perfeito. A organização foi impecável, com o Corpo de Bombeiros jogando água sobre nós, criando uma energia muito positiva. Foi realmente perfeito”, garantiu.
Assim como os atletas mencionados, um total de 2 mil corredores participaram da 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, que faz parte do calendário oficial da corporação, que celebra 60 anos de história em 2024. Além de promover a prática esportiva, a corrida possui um importante caráter social, pois as inscrições foram feitas mediante a doação de alimentos não perecíveis. Quase quatro toneladas de alimentos foram arrecadadas e serão destinadas a instituições filantrópicas do Estado.