Ministro da Defesa discute com governo dos EUA próxima fase da guerra em Gaza
O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, partiu no domingo em direção aos Estados Unidos para discutir com o governo americano a próxima etapa da guerra na Faixa de Gaza. Em um vídeo publicado em sua conta oficial no X (antigo Twitter), Gallant expressou sua prontidão para tomar todas as medidas necessárias tanto em Gaza quanto no Líbano e em outras áreas, incluindo a transição para a terceira fase na Faixa de Gaza. Ele também expressou confiança na estreita cooperação entre Israel e os Estados Unidos nessa questão.
Durante as reuniões, o ministro israelense abordará a questão do retorno dos reféns israelenses sequestrados e as crescentes hostilidades na fronteira com o Líbano, onde há conflitos com o Hezbollah. Gallant planeja se encontrar com o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e o Secretário de Estado, Antony Blinken. Ele ressaltou a importância dos laços profundos entre Israel e os Estados Unidos, afirmando que os Estados Unidos são o principal aliado de Israel.
Essas reuniões acontecem em um momento em que o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressa preocupação com a redução no envio de armas pelos Estados Unidos, enquanto críticas internas à política militar israelense crescem e pressionam o governo de Joe Biden.