Rede Cidadã abre novo laboratório no interior e soma quatro cidades com oferta de ensino de informática
O Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), inaugurou um laboratório de informática no Núcleo de Nova Olímpia, que fica a 207 km de Cuiabá. O curso na área começou a ser oferecido nesta semana.
As aulas iniciaram na segunda-feira (09.09), e ainda há vagas disponíveis para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos. Alunos de escolas públicas e membros da comunidade podem se matricular presencialmente na sede do núcleo, localizada na rua Antônio Raimundo dos Santos, no bairro Santa Rosa.
O Rede Cidadã já conta com laboratórios que oferecem capacitações em informática em Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres.
A coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes, destacou que o conhecimento em informática é fundamental para abrir portas para oportunidades de emprego e sucesso profissional de crianças, jovens e adultos.
“O objetivo desses cursos é ensinar os alunos a desenvolverem habilidades essenciais relacionadas ao uso de computadores e tecnologias digitais de forma interativa. Alguns cursos têm como meta prepará-los para o mercado de trabalho e também melhorar seu desempenho escolar, auxiliando no uso de plataformas, programas, produção e organização de tarefas que beneficiarão sua vida estudantil,” enfatizou.
A coordenadora acredita que toda a comunidade se beneficia com a oferta de cursos como esse. “Além de proporcionar a oportunidade de expandir seus horizontes em relação à realidade atual e à modernização cultural e educacional, esses cursos aprimoram a conexão da sociedade com o mundo e, com certeza, afastam crianças e jovens de ambientes inadequados, colocando-os em um espaço seguro, longe das organizações criminosas,” finalizou Wilma Fernandes.
As capacitações em informática do Rede Cidadã têm duração de seis meses, com carga horária total de 120 horas.
Rede Cidadã
A Rede Cidadã é um programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Sesp-MT, que atende crianças e adolescentes entre oito e 18 anos em situação de vulnerabilidade, que enfrentam fatores de risco social, como evasão escolar, violência doméstica e pais cumprindo penas privativas de liberdade. O projeto está presente em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis.