Sema e PM tiram de circulação espingarda e apetrechos de pesca predatória em Santa Terezinha
Um trabalho conjunto entre a equipe da Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Confresa e a 2ª Companhia Independente de Proteção Ambiental de Rondonópolis (CIPMPA), da Polícia Militar, resultou na condução de um homem à delegacia da Polícia Civil de Santa Terezinha (a 1.312 km de Cuiabá) por porte ilegal de arma de fogo.
Na quinta-feira (10.10), a equipe estava realizando uma fiscalização nas áreas de Lago Grande e Antônio Rosa quando avistaram dois homens em um barranco, se preparando para pescar. Ao abordá-los, encontraram vários sacos próximos ao barco.
Durante a inspeção, foram apreendidos uma espingarda calibre 28, oito cartuchos intactos calibre 38, duas redes para captura de pirarucu, duas tarrafas e 23 anzóis destinados à captura de tartarugas.
A pesca, tanto amadora quanto profissional, está proibida nos rios de Mato Grosso durante o período de defeso da piracema, que se estende de 1º de outubro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
Denúncia
A pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Sema pelo telefone 0800 065 3838, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com qualquer crime ambiental também pode fazer denúncias através do contato da Polícia Militar pelo número 190.