Sesp realiza encontro com servidores para discutir situação de violência contra as mulheres
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou, na tarde desta sexta-feira (30.08), o 10º encontro do Grupo de Estudos do Núcleo de Pesquisas Científicas, com o tema “Rotas Críticas: Caminhos de Mulheres em Situação de Violência”.
O evento ocorreu na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, no Centro Político Administrativo, e fez parte da campanha Agosto Lilás, dedicada ao debate e ao fortalecimento das ações para o combate à violência contra a mulher.
Cerca de 30 pessoas, entre profissionais da segurança e acadêmicos, participaram de palestras de especialistas na área de violência contra a mulher.
A professora Stela Nazareth Meneghel, uma das palestrantes, lidera uma pesquisa sobre as rotas críticas que as mulheres em situação de violência percorrem ao decidirem sair de tais contextos, denunciando as agressões que sofrem.
Ela explicou que a pesquisa investiga os fatores que motivam as mulheres a denunciar, além das dificuldades e percepções enfrentadas. Stela destacou que a violência pode se manifestar de várias formas, incluindo física, psicológica, sexual e patrimonial, ressaltando que “essas violações podem, em casos extremos, levar à morte”.
A advogada e professora Linett Mendes Dantas, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Católica de Cuiabá, também foi uma das palestrantes. Ela mencionou que, frequentemente, a população reconhece apenas a violência física, ignorando outras formas, como as discutidas por Stela.
Linett Dantas fez parte da Comissão da Mulher Advogada em Cáceres, onde desenvolveu projetos sociais voltados à violência doméstica. Ela enfatizou a importância de informar a sociedade sobre direitos, formas de violência e como denunciá-las.
A delegada da Polícia Judiciária Civil, Mariell Antonini Dias Viana, responsável pela coordenação de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, apresentou um panorama da situação atual no estado.
Ela observou um aumento nos índices de violência contra a mulher no Brasil, refletindo também em Mato Grosso. Contudo, destacou que houve avanços nas políticas públicas de combate a essa violência, como a criação da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Polícia Civil, que visa coordenar e assessorar as políticas públicas nesta área.
Mariell mencionou ainda operações especiais contra crimes envolvendo mulheres e crianças, realizadas em parceria com o Ministério da Justiça.
Ela também ressaltou a criação da Superintendência da Mulher na Secretaria de Assistência Social e o programa Ser Família Mulher, que oferece transferência de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade que possuem medidas protetivas em vigor, ajudando-as a superar dificuldades financeiras ao romper ciclos de violência.
Além das palestras, os participantes discutiram o tema, abordando desafios e buscando soluções para atender as mulheres que enfrentam violência.
Núcleo de Pesquisa
O Núcleo de Pesquisas Científicas, estabelecido pela Portaria Conjunta n° 06/2022/GAB/SESP em outubro de 2022, tem como objetivo desenvolver profissionalmente seus servidores por meio de quatro frentes: promoção de seminários de socialização de conhecimento; Grupo de Estudos “Diálogos e Transversalidades em Segurança Pública”; produção de estudos técnicos-científicos; e promoção de processos formativos para os servidores da Sesp.
O Núcleo é coordenado pelos servidores Ueliton Peres de Oliveira, analista do Sistema Socioeducativo, e Rosária Cristina da Silva Ormond, analista de desenvolvimento econômico e social.