Embratur e Google firmam parceria para digitalizar turismo
Para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor turístico, como restaurantes, hotéis e agências de viagem, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) firmou uma parceria com o Google no Rio de Janeiro.
A iniciativa oferece workshops e conteúdo sobre boas práticas para melhorar a competitividade desses negócios. As ações serão divulgadas no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, com o objetivo de impulsionar o crescimento do turismo brasileiro, começando pela cidade do Rio.
O projeto “Conecte, engaje e dê seus próximos passos com o Google” foi lançado no Sheraton Hotel, em São Conrado. Além de workshops com dicas sobre ferramentas do Google, como cardápio digital e reserva de mesas, a parceria prevê capacitação de empreendedores para melhor receber visitantes estrangeiros, fornecendo informações e menu em múltiplos idiomas.
Os empresários interessados em fortalecer sua presença online podem acessar o site do EmbraturLAB para obter treinamentos e tutoriais. Dúvidas podem ser esclarecidas por email.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, considera a parceria com a gigante tecnológica extremamente importante, destacando que os primeiros resultados já começam a aparecer. Ele afirma que a digitalização dos destinos turísticos e empreendimentos ajuda a atrair mais turistas estrangeiros, gerando mais empregos e renda.
O diretor de parcerias do Google, Newton Neto, explica que a união entre Embratur e Google visa impulsionar a promoção internacional dos destinos brasileiros e equipar os pequenos e médios empreendedores com ferramentas para criar uma presença online.
Como exemplo piloto, a parceria divulgou vídeos sobre a digitalização do restaurante Bafo da Prainha, com apoio da Abrasel-RJ. O empresário Raphael Vidal ressaltou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento de seu negócio.
Segundo o presidente da Abrasel/RJ, Pedro Hermeto, a parceria abre oportunidades para empresários que têm dificuldade de acessar ferramentas tecnológicas. O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, também destacou outros projetos de parceria com o EmbraturLAB para melhorar a experiência turística no Rio.